O curso...

..:: O CURSO DE QUÍMICA - MODALIDADE LICENCIATURA ::..


A Universidade Estadual de Goiás surgiu da junção de todas a Faculdades isoladas do Estado em 16 de abril de 1999, criada pela Lei nº 13.456, publicada no DOE em 20 de abril de 1999 jurisdicionada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Antes desta junção existia a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Ilmosa Saad Fayad (FECLISF), criada pelo Decreto nº 2519,de 30 de Outubro de 1985,conforme autorização Legislativa através da Lei nº 9.777,de 10 de setembro de 1985. Era uma Entidade Autárquica, com duração indeterminada e personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia patrimonial, financeira, administrativa, disciplinar e didático-científica, sendo jurisdicionada a Secretaria de Educação, tendo como sede e foro a cidade de Formosa-Goiás.
A FECLISF possuía quatro cursos de Licenciatura: Ciências,  Geografia, História e Letras e com uma área total  de   15.622 m², com a seguinte estrutura: 16 salas de aulas equipadas com capacidade para atender 50 alunos cada; uma biblioteca com área total de 158 m²; um laboratório de Cartografia; Laboratório de Ciências e Laboratório de Línguas com requisitos para atender os alunos nas pesquisas e complementar as aulas teóricas. Sanitários, bebedouros, cantina, pátio coberto, Secretaria, Tesouraria, depósitos, sala para professores, sala para Coordenação de Cursos e sala para a Direção. Possuía ainda uma quadra esportiva concretada e iluminada com sanitários anexos. A FECLISF sempre disponibilizou suas dependências para a comunidade e outros eventos, permitindo assim uma completa parceria.
Com a criação da Universidade Estadual de Goiás, em 1999, a Unidade de Formosa agregou a estrutura física da FECLISF, porém passou a ter 23 salas de aula; uma Videoteca; um Laboratório de Informática; um Laboratório de Pedagogia; um Laboratório de História; um laboratório de Matemática; dois laboratórios de Química; dois laboratórios de Línguas; um Laboratório de Geociências, um Laboratório de Física; um Laboratório do Centro de Apoio à Gestão Ambiental e Territorial e as demais dependências.  Hoje (em 2009) a Unidade de Formosa conta com 879 alunos matriculados nos cursos regulares de Licenciatura em Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Pedagogia e na Licenciatura Plena Parcelada com 110 alunos nos cursos de Pedagogia e Biologia. Em consórcio com a UnB e com a UFG são desenvolvidos os cursos de Biologia e Física à distância, o que faz de Formosa um Centro de Educação possuindo um total de 1.060 (mil e sessenta) acadêmicos.
As dependências da Unidade sempre estão à disposição da comunidade para Encontros, Cursos e desenvolvimentos de Projetos, pois o maior propósito da UEG é servir a comunidade de Formosa e outras cidades do entorno e Distrito Federal.
A presença da Unidade Universitária em Formosa, abrangendo a região próxima ao Distrito Federal e Entorno, contribui para o aumento do número de vagas, suprindo desta forma em parte a demanda para a formação em ensino superior, desenvolve projetos de extensão e de pesquisa, que contribuem para o desenvolvimento da região, no âmbito acadêmico e social. Desta forma, a UnU Formosa tem um importante papel junto a sua comunidade pois está totalmente inserida em um amplo contexto social local, provocando e sendo provocada dentro da dialética em que está inclusa, fato que leva a incorporação ao meio acadêmico de novas perspectivas e devolvendo à população profissionais, projetos e conhecimento técnico indispensável ao avanço cultural, econômico, político e social da nossa sociedade. Desta forma, afirmamos que a Unidade de Formosa tem mantido firme o seu propósito em servir a comunidade de Formosa, outras cidades do entorno e Distrito Federal.

JUSTIFICATIVA DO CURSO

O Curso de Ciências com Habilitação em Química foi autorizado pelo Dec. 5.181 de 13/03/00 – DOE de 16/03/00 com inicio de funcionamento em 21/03/00 e reconhecido pela Portaria  nº 127 de 24/01/05 – DOE em 27/01/05 com validade até 31/12/07.
O Curso de Ciências com Habilitação em Química teve sua última turma de concluintes em 2007. Os ingressantes de 2005, foram matriculados com a Matriz Curricular de Química Modalidade Licenciatura, conforme como esboçado no Parecer 092/05.
Nosso objetivo é apresentar as disciplinas, sua distribuição no Curso de Química da UEG e a carga horária que cada uma ocupa na estrutura curricular. Nas atuais condições de formação do profissional de Química na UEG, destacamos alguns fatores predominantes na estrutura curricular, que necessitam ser revisto, uma vez que a forma atual apresenta grandes dificuldades de avaliação do conjunto no sistema, por causa da falta de uma unidade curricular organizada.
A análise das Matrizes Curriculares demonstra uma variedade de denominações de disciplinas da mesma natureza, mas é importante mencionar que em muitos casos, as disciplinas mantêm denominações em desuso na área. As disciplinas de formação pedagógica estão presentes ao longo dos cursos; no entanto, o problema é a falta de unidade curricular no que concerne à carga horária, o que provoca desarticulação entre o curso.
Tendo em vista a necessidade de atender aos anseios da população no que tange à formação docente e às atuais exigências de revisão e atualização das teorias educacionais, a UEG busca estruturar o Curso de química e tem por finalidade acatar os princípios prescritos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, as normas instituídas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como recomendações constantes dos Parâmetros e referenciais curriculares para a Educação Básica, elaborados pelo Ministério da Educação.
A tônica difundida atualmente pela comunidade recai sobre a relevância da formação de professores para atuarem na formação básica. Cerca de 80% dos alunos que concluem o Ensino Médio procuram a Universidade para prosseguir seus estudos, dentre estes 60% dão prioridade aos cursos de Licenciaturas, inclusive ao próprio curso de Química.
O Curso atua na qualificação dos professores que trabalham na Educação Básica, a fim de garantir aprendizagens essenciais à sua formação, possibilitando-lhes competências suficientes para difundir os desenvolvimentos sociais, econômicos e culturais da região.
É notório que só a existência de educadores capacitados e comprometidos com o processo ensino-aprendizagem, poderá garantir condições básicas para o funcionamento da escola como uma dimensão pedagógica da qual ela tanto se ressente nos dias de hoje.
As mudanças na maneira de se pensar a formação do profissional de Química, porém, não garantiram inovações e alterações imediatas nas licenciaturas, e alguns dilemas ainda persistem.
Por outro lado, as instituições de Ensino Superior apontam propostas alternativas de enfrentamento das políticas neoliberais, como a Base Comum Nacional, objetivando superar a contradição existente nas propostas governamentais. Segundo essas instituições, as contradições presentes nas propostas oficiais invertem os valores estabelecidos pela Constituição.
As alternativas contraditórias que se apresentam no cenário político educacional, nos desafiam a pensar em uma política de formação do profissional de Química, na UEG, que tenha como princípio à implantação de propostas concretas, no sentido de consolidar a base comum nacional, em contraposição ao aligeiramento apresentado pelas políticas educacionais neoliberais.
Nas últimas décadas do século XX, constitui-se em âmbito mundial nova exigência no campo educacional, em conseqüência do avanço da ciência, da implementação, da microeletrônica na base de produção e da globalização dos mercados. Tais ocorrências, vinculadas ao modelo político-econômico neoliberal, caracteriza-se pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que afetam a sociedade como um todo e os sistemas educacionais. Junto com um intenso progresso no campo tecnológico, a intensificação da informação e dos processos comunicacionais, incide problemas sociais, especialmente relacionados com a ampliação da exclusão social.
A educação escolar, nesse contexto, assume responsabilidades cruciais, uma vez que a inserção crítica das novas realidades do mundo contemporâneo depende substancialmente de um processo de escolarização que valorize o conhecimento, o desenvolvimento das capacidades cognitivas, a formação moral e a formação da cidadania crítica e participativa através da formação de professores.
A formação de professores tem sido alvo de crítica dos mais diversos setores da sociedade. As reformas educacionais em curso desde a década de 70, tanto no Brasil como nos outros países da América Latina, apresentam como principais objetivos adequar o sistema educacional ao processo de reestruturação produtiva e à nova organização do Estado, bem como colocam a formação de professores na centralidade desse processo.
As dependências da Unidade sempre estão à disposição da comunidade para Encontros, Cursos e desenvolvimentos de Projetos, pois o maior propósito da UEG é servir a comunidade de Formosa e outras cidades do entorno e Distrito Federal.

OBJETIVO DO CURSO

Promover o desenvolvimento cultural e científico na área de Química, junto à comunidade em que a UEG está inserida e organizar constantemente, com disciplina, espírito participativo e determinação as ações buscando através do Curso o aprimoramento e a capacitação de profissionais na área.
Como Objetivos Específicos a elaboração deste Projeto tem como propósito:

- A formação de profissionais eficientes, Licenciados, para atuação no Ensino Básico (fundamental e médio) com espírito crítico e criativo, livres e comprometidos com o bem estar da sociedade como um todo, e capazes de produzir conhecimento na área;
- O profissional deve ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares, destinadas a planejar, coordenar, executar e ou avaliar atividades relacionadas com a química ou áreas afins; atuar no magistério, em especial no ensino básico, de acordo com a legislação específica e desempenhar outras atividades na sociedade, para as quais uma sólida formação universitária seja importante fator para a realização destas;
- O curso deverá propiciar ao aluno vivenciar a prática profissional durante o curso, por meio do cumprimento de estágios, desenvolvimento de projetos de pesquisa e do estágio curricular obrigatório;
- Deve também incentivar o aluno no desenvolvimento de atividades curriculares, tais como: organização e participação em eventos e órgãos de representação; projetos de extensão; e outros, exigindo para a integralização do curso o cumprimento de uma carga horária nestas atividades;
- Desenvolver a capacidade nos alunos de convivência em grupo, de forma a contribuir com sua formação ética política e cultural;
- Favorecer um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos de pesquisas, vinculados ao Programa de Pesquisa e de Pós-Graduação;
- Propiciar uma formação básica sólida que permita desenvolver no aluno a facilidade do exercício do aprendizado autônomo, propiciando uma permanente busca de atualização e aprimoramento profissional;
- Incentivar avaliações individuais, que estimule o aluno aprender a construir e adquirir o seu conhecimento, e avaliações em grupos, estimulando os alunos a trabalharem em equipes.
Para além desses objetivos, a universidade deve incorporar a formação para a compreensão de outras formas da ação política que surge na sociedade, como os movimentos feministas, ecológicos, pacifistas etc. Implica numa educação para a igualdade entre os sexos, e o respeito entre gêneros; o desenvolvimento da mentalidade ecológica e a educação ambiental, que demandam numa nova orientação na relação dos seres humanos e a natureza; o respeito às diversidades culturais e a formação do comportamento multicultural

FONTE: Projeto Pedagógico do Curso de Química – modalidade Licenciatura da UnU-Formosa-GO  - Matriz 2009.

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